_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Estegossauro



O estegossauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico principalmente na América do Norte. Os estegossauros possuíam enormes espigões ósseos nas costas, estes eram usados tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Hoje sabe-se que eles ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixados na pele duríssima e não no esqueleto. Há diversas teorias sobre a utilização desses espigões: como armadura ou talvez como reguladores térmicos, esquentando ou esfriando o corpo do Estegossauro conforme sua posição ao sol ou ao vento.

 Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante. O corpo desse animal era maciço e a cauda extremamente musculosa. Uma característica curiosa é que há fortes indícios de que o estegossauro possuía dois centros nervosos em seu corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. Devido ao fato de sua cabeça ficar muito próxima ao chão, ele se alimentava principalmente de plantas rasteiras. Quando ele estava em perigo, abaixava a cabeça, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a cauda, bastante grossa e musculosa, ela tinha quatro espinhos ósseos de um metro de comprimento, que costuma intimidar outros dinossauros carnívoros.




Dados do Dinossauro:
Nome: Estegossauro
Nome Científico: Stegosaurus armatus
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento e 4 de altura
Alimentação: Herbívora



Fonte:wikipedia

4 comentários:

  1. Legal a psotagem. Mas o que me suprrendeu é que seu blog é cheio de postagens grandes e essa não é muito grande. Eu fiz uma postagem do Estegossauro e ela ficou maior que a sua. Veja a minha postagem http://eradedinossauros.blogspot.com/2010/11/estegossauro.html

    ResponderExcluir
  2. O que impota nas postagens não é o tamanho mas sim o conteúdo, as vezes pessoas escrevem um texto enorme e não dizem absolutamente nada, enquanto outras dizem tudo e algo mais em apenas uma frase... ;D

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as placas do estegossauro era usado para tudo o que estava escrito acima, como esfriar ou aquecer o corpo, como uma armadura e tambem para o bombeamento delas para um parceiro ou para os predadores como o alossauro e ceratossauro(estes sao os que eu mais vi atacando o meu herbivoro preferido)e entre outros. Então esta e a minha opinião. E voce Rárisson o que pensa sobre estas placas? Eu acho que serve pra tudo citado acima, de seu Amigo Kélvyn F.

    ResponderExcluir
  4. Justamente o que está escrito acima.

    Abçs

    ResponderExcluir