_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


segunda-feira, 30 de junho de 2008

Euplocefálo



O nome euplocefálo quer dizer cabeça bem protegida, um fato que verdadeiro até demais. Esse dino tinha uma armadura que recobria todo o seu corpo menos a parte da barriga, e na ponta do seu rabo existia uma espécie de bola, o que é bem provavél que esse dino poderia até matar seus predadores com um golpe que poderia ser bem fatal. Agora vamos pro que interessa que é saber mais do dino.


O euplocefálo andava sobre quatro pernas pequenas e poderosas, as de trás eram um pouco maiores que as dá frente. Ele conseguia atingir velocidades de até 40 km/h quase a velocidade de um tyrannosaurus rex que é um conhecido rival do euplocefálo, que tá incluindo o coitado no cardápio tirano. Não se sabe bem ao certo se o bichão tava mais pra ficar sozinho vagando pelo mundo ou andava em grupos de até três dinos para viajar e se proteger de possíveis predadores como o tiranozão, o deinonichus que tem uma arma bem covarde nos pés, e o primo querido do t-rex que é o tarbossauro, porém todos carnívoros. Eita sorte grande que o euplocefálo tem.Dando continuação, o cérebro do euplocéfalo era bem pequeno.Apesar de se dar bem nas lutas, ele provavelmente não contava com inteligência para bolar estratégias de defesa.

Já foram encontrados cerca de 40 fósseis de euoplocéfalo,todos no Canadá e também nos Estados Unidos.O primeiro deles foi descoberto em 1906.Depois de observar esqueletos dessa espécie,os cientistas concluíram que o euplocéfalo viveu há 65 milhões de anos e desapareceu junto com 40 por cento de todas as outras espécies de dinos.

Ficha do Dino:


Nome científico: Euoplocephalus tutus.
Tamanho: Cerca de 6m de comprimento e 2m de altura.
Peso: 2 a 4 toneladas.
Onde viveu: América do norte.
Quando viveu: Final do período Cretáceo.
Alimentação: Herbívoro.
Predadores: Tyrannosaurus rex, Deynonichus, Taborsaurus.

2 comentários:

  1. Rárisson, a imagem que voce diz ser um Amazonsaurus sendo perseguido por Giganotosaurus, é na verdade um ARGENTINOSAURUS sendo caçado por Giganotosaurus.

    ResponderExcluir