_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


domingo, 4 de maio de 2008

Velociraptor

© Joe Tucciarone

Conheça o Velociraptor, um dinossauro ágil e esperto que viveu na terra há cerca de 85 MA. Velociraptor quer dizer "Ladrão veloz", e ele não ganhou esse nome por acaso. Corria a uma velocidade de até 50  quilômetros por hora e saltava até 2 metros de altura. Foi um dos predadores mais temidos do deserto da Mongólia. O cérebro do Velociraptor era grande em relação ao corpo, os cientistas acreditam que ele era inteligente e tinha estratégias de ataque. Nas caçadas o dinossauro escolhia a presa mais fraca, tentava deixá-la isolada e atacava em pontos vitais. Assim, mesmo animais maiores tinham poucas chances de escapar de um bando de Velociraptors.


O Velociraptor caçava em bandos. Em geral, os alvos eram dinossauros herbívoros, mais lentos. Eles cercavam a presa e usavam suas garras para capturar o outro animal. Depois mordiam com seus 50 dentes, afiados e curvos. Provavelmente ao saírem dos ovos, os filhotes de Velociraptor tinham a proteção dos pais. Os bebês ficavam nos ninhos esperando que os pais trouxessem o alimento, até que estivessem prontos para aprender a caçar com o bando.
© Todd Marshall

Os primeiros fósseis de velociraptor foram encontrados em 1922, na Mongólia. Tempos depois, outros vestígios foram encontrados no deserto de Gobi.

O estudo dessa espécie ajudou os cientistas a entender que dinossauros eram animais lentos e poucos inteligentes, como se imaginava antes. Os fósseis de crânios mostram que o cérebro desse dinossauro tinha regiões mais desenvolvidas. Seu olfato e sua audição eram apurados. Os olhos grandes garantiam ótima visão, inclusive a noite. Com isso, além de levar vantagem nas caçadas, ele possuía também uma garra no seus pé com qual ele poderia se defender muito bem.

Não se sabe ao certo, mas o estudo feito em 2007 revelou que esse dinossauro, assim como alguns de seus ancestrais, poderia ter penas em algumas regiões do corpo. Elas seriam úteis para controlar a temperatura, e manter o equilíbrio nas corridas. Uma certeza é que ele não podia voar.

Dados do dinossauro:


Nome científico: Velociraptor mongoliensis
Tamanho: Entre 1,5 m e 2 m de comprimento e cerca de 1 m de altura.
Peso: Cerca de 15 kg
Onde viveu: Nas regiões central e oriental da Ásia, na China, no deserto de Gobi na Mongólia e na Rússia.
Quando viveu: Período Cretáceo.
Dieta: Carnívoro


Fontes: Recreio Online

5 comentários:

  1. QUERO O RAPTOR COMO A IMAGEM DO MÊS! É BELISSIMA CRIATURA! A POST É 10!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu voto, concerteza ela vai estar!

    ResponderExcluir
  3. 35 quilômetros?mas o T-rex é maior e mais pesado e corre a 37 quilômetros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, segundo as fontes por onde pesquisei para fazer esse texto, não são 35 Km/h, e sim 60 km/h, peço desculpas pelo equivoco. Isso é apenas uma estimativa, pode ser mais ou menos, assim como qualquer outro estudo nessa área, nada é exato. Vi que no texto do seu blog (http://dinossauros-2012-2-mundo-jurassico.blogspot.com.br/2012/07/velociraptor.html#comment-form) você disse que ele alcançava 120 km/h! Não vou discutir quanto a isso, apenas sugiro que pesquise um pouco mais. Gostei da iniciativa com seu blog, espero que continue,

      Abraços,

      RarissonJ

      Excluir