_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 2 de maio de 2008

Triceratops


CONHEÇA O TRICERATOPS ,E VEJA POR QUE OS CHIFRES DESSE DINO ERAM UMA IMPORTANTE ARMA DE DEFESA.
O triceratops era forte e pesadão e seu corpo lembrava o de um rinoceronte.Ele andava devagar sobre quatro pernas grossas com patas curtas e que terminavam em dedos cobertos por cascos.Um chifre pequeno ficava sobre o nariz.Os outros dois ficavam sobre os olhos e chegavam a um metro de comprimento.Juntas,essas armas afiadas eram usadas na defesa contra predadores,em combates de força com outros tricertops do mesmo grupo,e na hora de atrair fêmeas.
Esse dino tinha uma espécie de bico curvado que provavelmente ajudava a arrancar plantas duras. Além disso , as bochechas musculosas e os dentes bem afiados deixava a mastigação mais fácil. O triceratops era herbívoro e se alimentava de plantas que davam frutos e flores. Os outros dinossauros vegetarianos preferiam plantas mais primitivas e parecidas com o pinheiro que conhecemos. Tudo isso foi descoberto com o estudo de fósseis e fazes.

Muitos fósseis do triceratops foram achados juntos e isso mostra que eles gostavam de andar em grupo. Acredita-se que os animais com chifres maiores mandavam no resto de bando e atraíam mais fêmeas pra namorar. A cabeça do triceratops media até 3m de comprimento e está entre as maiores e mais fortes cabeças que já existiram. A partir dela, uma placa óssea se estendia para a parte de trás do corpo. Ela podia servir para proteger o pescoço ou manter a temperatura.

Dados do Ceratopsídeo





NOME CIENTÍFICO:TRICERTOPS HORRIDUS.
TAMANHO:9 METROS DE COMPRIMENTO E 3 DE ALTURA.
PESO:ENTRE 6 E 12 TONELADAS.
ONDE VIVEU:NA AMÉRICA DO NORTE E NO OESTE DOS ESTADOS UNIDOS E DO CANADÁ.
QUANDO VIVEU:ENTRE 72 E 65 MA(MILHÕES DE ANOS ATRÁS)NO PERÍODO CRETÁCEO.
ALIMENTAÇÃO:PLANTAS DE RAMOS ALTOS, COMO A PALMA.

2 comentários:

  1. poxa...Gostei de ler o seu blogo relacionado coma as estorias dos dinossauros...Interessante...

    ResponderExcluir