_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Plesiossauros de Pescoço longo


Enquanto alguns plesiossauros foram predadores de cabeças grandes, outros tinham crânios pequenos e pescoços muito longos. Um grupo de plesiossauros, os elasmossauros tinham o pescoço maior que 5m de comprimento. A maioria dos plesiossauros de pescoço longo se alimentavam de peixes e moluscos, embora alguns possam ter se alimentado do fundo do mar, e outros talvez predavam répteis marinhos. Ambos os plesiossauros de pescoço curto e longo, foram extintos no final do Cretáceo.


Comparado ao seus corpos os plesiossauros de pescoço longo tinham crânios pequenos. A forma do ósseo que suportava seus olhos sugere que plesiossauros tinham globos oculares achatados e, portanto seus olhos deveriam ter sido bem adaptados para ver debaixo d'água do que no ar. Alguns plesiossauros têm sido encontrados com ossos do ouvido. Eles são fundidos à área dos ossos ao redor do crânio, permitindo supor que seus ouvidos não estavam adaptados para detectar ondas de som no ambiente aéreo.


Um grupo de plesiossauros de pescoço longo, os criptoclidídeos tinham numerosos dentes semelhantes a uma agulha. Esses eram provavelmente usados como um aparato filtrador para capturar pequenos peixes e camarões nadadores. Os criptoclidídeos deveriam fechar sua boca em um grupo de presas e então expulsar a água para fora com sua língua. Todos os pequenos peixes ficariam presos na sua boca pela rede formada pelos dentes.


Elasmosaurus tinha 72 vértebras no pescoço, mais do outros plesiossauros, ou até mesmo qualquer outro animal. Estudos das vértebras dos plesiossauros indicam que seus pescoços eram poucos flexíveis, mas especialistas ainda estão incertos de como eles o usavam. Elasmosaurus poderia se aproximar de um cardume de peixes e usar seu pescoço para enfiar sua cabeça entre eles, ou ele poderia "escorregar" no fundo do mar usando seu pescoço para alcançar e retirar os invertebrados que ali habitavam.

Elasmosaurus foi um representante dos elasmosauros do final do cretáceo, um grupo de plesiosauros de pescoço longo que teve a sua origem no jurássico.Como todos os elasmossauros mais avançados, elasmosaurus tinha o pescoço tremendamente grande, um crânio leve com uma linha de dentes intercalados e barbatanas semelhantes a asas com extremidades pontiagudas.

O nome elasmosaurus significa "lagarto com placas" e teve a sua origem devido aos ossos grandes do ombro formado por placas que cobriam o peito e formavam as articulações dos braços.Os possantes músculos que impulsionavam as suas barbatanas estavam ancorados ou fixados nesses ossos.

LAGARTO COM PLACAS

Nome científico: Elasmosaurus
Tamanho: 14 metros de comprimento
Dieta: Peixes e Moluscos nadadores
Habitat: Mares rasos
Onde foi encontrado: América do Norte
Quando viveu: Final do Cretáceo
Gêneros aparentados: Callawayasaurus, Libonectes


Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica.

Um comentário: