_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 19 de abril de 2008

Pteranodon

SAIBA MAIS SOBRE O PTERANODON,UM RÉPTIL VOADOR QUE VIVEU A 80 MILHÕES DE ANOS.


INFORMAÇÕES SOBRE O PTEROSSAURO:NÃO SE ENGANE,O PTERANODON NÃO É UM DINO.POR UM SIMPLES MOTIVO-como tem asas ele voa,ele pertence ao grupo dos pterossauros.-SÓ ANIMAIS TERRESTRES SÃO CONSIDERADOS DINOSSAUROS.



FÓSSEIS:O PRIMEIRO CRÂNIO DE PTERANODON FOI DESCOBERTO NOS ESTADOS UNIDOS EM 1876.DEPOIS,FORAM ENCONTRADAS OUTRAS PARTES DESSE ANIMAL EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E TAMBÉM NA INGLATERRA.



ESTRATÉGIAS:NO FINAL DO CRETÁCEO,O PTERANODON VOAVA LONGAS DISTÂNCIAS.LÁ EM CIMA,PROCURAVA SEU ALIMENTOS-geralmente um peixe-DEPOIS O CAPTURAVA FAZENDO UM VÔO RASANTE NA ÁGUA.VOAR TAMBÉM ERA UM JEITO DE ESCAPAR DE PREDADORES COMO O TIRANOSSAURO REX.



OS SENTIDOS:NÃO SE SABE COMO O PTERANODON PERCEBIA AS COISAS AO SEU REDOR.A ÚNICA INFORMAÇÃO SOBRE OS SEUS SENTIDOS ESTÁ LIGADA A VISÃO:COM SEUS GRANDES OLHOS,VIA PRESAS NA ÁGUA,MESMO A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA.



PAIS CUIDADOSOS:ACREDITA-SE QUE O PTERANODON CONSTRUÍA E CUIDAVA DOS FILHOTES LEVANDO COMIDA E ENSINANDO-OS A VOAR.GRAÇAS AO SEU CÉREBRO GRANDE,ELE É CONSIDERADO COMO UM DOS RÉPTEIS MAIS INTELIGENTES DAQUELA ÉPOCA.TANTA ESPERTEZA PODIA TORNAR O BICHO CAPAZ DE DEMONSTRAR AFETO.





ALIMENTAÇÃO:O NOME PTERANODON SIGNIFICA ALGO COMO ALADO E DESDENTADO.ELE TINHA OSSOS OCOS,FINOS,E LEVES QUE FACILITAVAM O VÔO.NA HORA DE COMER NÃO SENTIA FALTA DOS DENTES.PROVAVELMENTE SUAS MANDÍBULAS ERAM LISAS E COBERTAS POR UM MATERIAL PARECIDO COM CHIFRES. DEPOIS DE UMA INCRÍVEL PERSEGUIÇÃO,O RÉPTIL PEGAVA A PRESA E A ENGOLIA INTEIRA SEM MASTIGAR.






DADOS DO PTEROSSAURO






NOME CIENTÍFICO:PTERANODON LONGICEPS
TAMANHO:10m DE UMA PONTA DA ASA A OUTRA E 2m DE ALTURA.

PESO:30 QUILOS
ONDE VIVEU:NA INGLATERRA E NOS ESTADOS UNIDOS
QUANDO VIVEU:VIVEU NO FIM DO PERÍODO CRETÁCEO
ALIMENTAÇÃO:CARNÍVORA(PRINCIPALMENTE PEIXES)
PREDADORES:DEINODON,ALBERTOSSAURO,E TIRANOSSAURO REX.

Um comentário: